Reembolso do Windows Vista no Micro DELL (Venda Casada)

É a velha história, você compra um computador, e junto vem o Sistema Operacional. Eu comprei um computador que tinha o Windows Vista, mas depois de ir ao Procon de Maringá eu consegui que me reembolsassem 214,00 reais do S.O (Windows Vista).

Bad-Vista

Bad-Vista

Em Agosto de 2008 resolvi comprar um computador de mesa DELL que estava em promoção, daí eu queria reduzir mais um pouco o valor e pedi para o vendedor que retirasse o Sistema Operacional pois eu uso Linux e o vendedor disse:
– Desculpe, mas essa maquina não pode ser vendida sem o Vista, se o senhor quiser pode optar por uma outra maquina sem o Sistema Operacional, mas essa da promoção não dá para tirar.
Tudo bem então, eu disse, mas eu lembrava de ter visto no BR-Linux o caso do Vinicius Andre que relatou que havia conseguido o reembolso em 02/01/2008, e deixou algumas dicas de como proceder, então eu deixei rolar a compra, a DELL simplesmente teria o trabalho posterior de devolver o dinheiro do SO.
Então quando a maquina chegou e eu a liguei, logo que o windows ligou aparecia os termos de licença, em um paragrafo dizia:
“Se você não concorda em utilizar o sistema instalado entre em contato com o revendedor e solicite o reembolso”
Então eu instalei o Debian por cima e liguei para a Dell solicitando o reembolso, negaram que a pratica era ilegal, e disseram que eu tinha aceitado, e que isso estava registrado lá, que não poderia ser devolvido o windows, que se eu quisesse eu podia devolver o computador todo e comprar um modelo que não tivesse o Sistema Operacional. Usei vários argumentos que eu tinha visto no post do Vinicius, mas nada adiantava, parece que eles foram treinados para negar e ensinaram várias alegações. Então eu solicitei o numero de protocolo de atendimento e disse que iria entrar em contato com o Procon para resolver o caso, e foi o que fiz.

No dia seguinte fui ao Procon, e expliquei toda a situação para o atendente, falei que eu tinha lido sobre o assunto na internet e que isso era venda casada, e ele no mesmo instante ligou para a DELL.
Pelo que percebi, a primeira atendente usou as mesmas justificativas que usaram contra mim, mas o cara do Procon era persistente e rebatia todas as tentativas dela, dai essa atendente desistiu e passou para a supervisora, que tentou novamente enrolar, o cara do Procon chegou a falar que ela estava se contradiznedo com o que a outra atendente falou, até que ela resolveu negociar o meu reembolso, informou o cara do Procom que da DELL entraria em contado para agendar o recolhimento do gabinete e posterior reembolso.
Passado alguns dias ligaram da Dell e marcaram um dia para recolher o gabinete, para que fosse enviado outro sem o Sistema Operacional, isso mesmo eles recolheram o computador e mandaram outro, pois a licença do Windows é vonculada a maquina em que está instalado. Esse procedimento levou uns 15 dias entre buscarem a maquina com o Windows e me dar uma sem o S.O. , mas resultou na economia de 214 reais.
Foi um pouco chato esse tempo que levou para eu ter meu computador, mas eu fiz valer o meu direito de escolha, não sou contra a venda de computadores com o Windows, desde que tenha o direito de optar por outro SO ou então por vir sem. E se você for tentar conseguir o reembolso,leia o post do Vinicius, pois lá ele dá algumas dicas como: não clicar em “Eu aceito” na primeira inicialização, ter educação aou ligar, tirar copias de contratos entre outros.
E se for ao Procon para fazer valer o seu direito, explique para o atendente com clareza o seu problema, pois ele pode não saber o que é um sistema operacional, então você vai ter que explicar que existem outros sistemas, que quando foi feita a compra você não tinha outra opção, leve a nota fiscal e mostre, pois lá o sistema operacional é um item descrito a parte. O atendente vai ligar para a DELL e vai tentar resolver.

——————————————————-

Atualizando:
O Vinicius fez um post referente ao meu caso onde ele dá alguns detalhes referentes ao Código do Consumidor:
http://vinicius.soylocoporti.org.br/mais-um-relato-de-reembolso-do-windows

Outro relato, desta vez com a Lenovo, vale a pena ler:
http://ottosteixeira.wordpress.com/2010/03/21/como-conseguir-o-reembolso-pelo-windows-oem/

44 Responses to Reembolso do Windows Vista no Micro DELL (Venda Casada)

  1. Rapaz, afinal internet e blogs servem pra alguma coisa, não? Haha…

    Parabéns! Mande o texto pra BR-Linux que vai ser importante mais gente saber disso.

    Ah sim, de que estado você é?

    Grande Abraço!

  2. Marcelo Vilar says:

    Sou de Maringá, Paraná.

  3. Pingback: Mais Um Relato de Reembolso do Windows

  4. Manoel Pinho says:

    Eu também comprei um Dell no Brasil e consegui obter o reembolso do windows diretamente com a Dell, sem precisar de Procon ou justiça. Relatei isso aqui

    http://br-linux.org/2008/conseguindo-o-reembolso-da-licenca-do-windows-em-um-pc-dell-outra-experiencia/

    Pode ser que eu tenha dado sorte de ter pego um atendente menos robotizado mas, de qualquer forma, outros que quiserem comprar micros Dell (pelo menos) podem citar claramente que sabe que eles reembolsam sim e podem inclusive citar o meu nome e o endereço da internet acima. Tem que ser incisivo mesmo e firme.

    Eles não fazem nenhum favor e inclusive vem bem claro e destacado o valor da licença do windows na nota fiscal, refutando a tese de quem diz que o windows OEM “vem junto” ou “de graça” com o computador. Outra prova é a de que as versões OEM do windows também podem ser compradas em lojas por qualquer um, inclusive pessoas físicas. É um produto, como outro qualquer.

  5. Marcelo Vilar says:

    Olá Manoel,

    Então, quando eu liguei para solicitar o reembolso, eu fui firme, e sempre educado, mas a atendente rebateu todas as minhas argumentações e inclusive começou a ficar nervosa e grossa. Então eu tive mesmo que apelar para o PROCON, e até o cara do PROCON teve dificuldades, pois a primeira atendente argumentou um bocado e passou a ligação para uma supervisora falar com o atendente do PROCON, então eu acho que eles devem ter mudado a política de reembolso deles. Tanto que tem relatos no blog do Vinicius de pessoas que tentaram e não conseguiram, em datas posteriores a fevereiro deste ano, que foi quando você obteve seu reembolso.

    Cheguei inclusive a enviar um e-mail para a redação da Folha Online, pois eles tem uma área para direitos do consumidor, e a folha entrou em contato com a DELL que retornou um e-mail que dizia que estavam tratando o assunto comigo já.

  6. Pingback: Reembolso do Windows Vista no computador Dell - mais um caso de sucesso

  7. Leandro says:

    Comprei um Inspiron 1525 alguns dias atrás e não tive opção de comprar sem o Windows Vista, lá no site dizia que o sistema operacional era gratuito, porém na nota veio discriminado separado com um valor de R$ 125,00 se não me engano.

    Liguei pra DELL umas 4 ou 5 vezes até que um atendente me ouvisse até o fim sem desligar o telefone na minha cara. E não teve choro, o máximo que consegui foi um desconto de ~ R$ 15,00.

    O bucha é que aqui na minha cidade não tem PROCON. Por enquanto desisti.

  8. Marcelo Vilar says:

    Olha eu fiz a reclamação para a Folha neste e-mail folhaemergencia@uol.com.br , e eles me enviaram um e-mail de resposta da DELL dizendo que estariam resonvendo o problema.

    No site do procom tem um 0800 para ligar pedindo orientações:
    http://www.pr.gov.br/proconpr/disque.html
    0800-41-1512

    e tem também um formulário:
    http://www.pr.gov.br/proconpr/responde.html

  9. Marcelo Vilar says:

    O site para reclamações de consumidores da folha é:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/acidadeesua/reclamacao.shtml

  10. olavo says:

    Cara gostei muito do que voce fez, se todos tivessem a mesma atitude, talvez o mundo “microsoftiano” não teria esse monopolio todo, muito bom mesmo, vou colocar uma parte do seu texto no meu site, pois acho que isso tem que ser muito bem divulgado. Quando vc Fala que o windows é bom para seus amigos eles não acreditam, agora fala que eles podem economizar R$214 se eles não vão adorar!!!!!!!!!E vão querer usar o Linux!Ou pelo menos testar e depois gostar…….!!!!!!

    É isso aí ótima iniciativa!

  11. Thiago Paes says:

    Cara, muito legal mesmo esse lance.

    O meu eu dei sorte que veio com um Linux também, mas não me recordo qual.. mas só de saber que é possível sim solicitar uma máquina sem, já anima o cara 😉

    Um abraço

  12. CHAVSLINUX says:

    Montem seus PCs na santa efigênia é mais barato, e vocês colocam o sistema que quiserem, e não fortalecem o ruimdos com venda casada. 🙂

  13. RJP says:

    Q nada olavo, estamos no Brasil… Povo pede a máquina s/ Windows p/ depois instalar um pirata, ou faz toda essa “lenha” p/ economizar na licença e usar um sistema operacional “decente”, como ouvi de um microservo outro dia.

    Lamentável essa atitude, mas muito louvável essa do reembolso. No caso dos notebooks, são raros os q vem c/ Linux, logo é + comum essa ocorrência.

  14. devoto says:

    O cara não consegue nem escrever direito….esse eh o mal da nossa área. É cada erro grotesco, até minha irmã que está na alfabetização não erra desse jeito. Não sei como consegue entender os termos da “licensa”.

    Procom
    atraz
    simplismente
    licensa
    para estar agendando

  15. Marcelo Vilar says:

    Humm,

    Realmente devoto! Tem alguns erros grotescos mesmo, escrevi o texto com pressa e não conferi! Mas obrigado por sua atenção, vou corrigir!

    E que bom que sua irmã que está sendo alfabetizada está aprendendo de maneira certa, dai quando ela crescer não vai cometer erros ignorantes como o meu ao postar algo em um blog!

  16. Jason says:

    Eu tive problemas com a HP. O note book que comprei veio fisicamente travado e não dá para desinstalar o Vista (que vem de “brinde”). Iy sejam paguei por um espaço de HD que eu não poderia utilizar. Paguei um técnico para destravar e, após inúteis tentativas junto à Microsoft e à HP entrei no Tribunal de Pequenas Causas pedindo um XP à Microsoft. Após duas audiências fui atendido. Tem que pegar pesado com eles, se não…

  17. Nelson Ferraz says:

    Caro devoto:

    Antes de corrigir as pessoas deveria estudar melhor a gramática da língua portuguesa.

    Putamplexos;

  18. marcos gomes says:

    Que nome se dá ao fato de uma empresa oferecer um produto, cobrar por ele e não entregá-lo. Estelionato? Esse parece ser o caso da Dell Computadores que me vendeu um computador por mais de cinco mil reais, descontou a primeira parcela do cartão de crédito, não entregou o produto no dia 22 de janeiro como prometeu e, consultada no dia 30 de janeiro a respeito do meu pedido número 253.538.193 me diz, ao telefone, que ele foi cancelado. Como faço para cancelar o pedido e receber meu dinheiro de volta? Tenho direito a danos morais, já que fui feito de palhaço? Fora não ter entregue o produto, ter cancelado o pedido sem me avisar e ter cobrado a compra no meu cartão de crédito, a Dell, dias depois da compra, pediu que eu enviasse por email para um tal de Rodrigo Reinehr fotos do meu RG e do meu cartão de crédito, frente e verso. Eu enviei e agora estou com receio do que essa empresa caloteira pode fazer com as fotos de meus documentos.

  19. Marcelo Vilar says:

    Olá Marcos,

    O assunto que você está abordando não é o mesmo que eu postei! Aqui eu falei a respeito de empresas venderem computadores com o sistema operacional junto!

    Quanto ao seu problema, acho que deve ter sido algo isolado, não acredito que a Dell seja uma empresa desonesta!

  20. Juan Paul says:

    Entrei em contato com um atendente de vendas da Dell procurando saber se havia a possibilidade de se comprar o Dell Inspiron Mini 9 sem o Windows.

    Primeiro, o atendente disse que o Windows vinha “de graça” junto com o notebook então, não teria como descontar/reembolsar o valor do Windows (então pedi para ele mandar 10 licenças grátis do Windows para a minha casa… ele riu…). Mesmo depois de muito insistir, disse não saber informar o valor do Windows que seria declarado na nota fiscal.

    Eu informei a ele que a Dell do Brasil havia reembolsado o valor da licença do Windows para as pessoas que haviam solicitado a devolução, ele disse que isso foi um erro que ocorreu há um tempo e não mais estava acontecendo (ou seja, não há mais reembolso, de forma amigável, do valor do Windows por parte da Dell).

    Amanhã entrarei em contato com o pós-venda para confirmar se eles não estão mais devolvendo o valor do Windows.

    • Marcelo Vilar says:

      Nossa, fiquei curioso para saber o que eles fizeram para impedir o reembolso!
      Agora essa do Windows de graça, faz-me rir. Certamente isso teve um custo! Por favor, não deixe de manter a comunidade informada sobre o seu caso, quero saber como vai vir descrito o Windows XP na nota fiscal!

      Abraço e boa sorte!

  21. thiagoc says:

    Juan, o valor do Windows na nota foi de R$127,00, se não me engano. Entrei em contato com a Dell e eles disseram que não é possível devolver só o sistema, liguei para o PROCON daqui da cidade (Joinville/SC), mas os caras tão fazendo corpo mole.

    Marcelo, vc tem algum contato do PROCON-PR?

    • Alexandre says:

      Este é valor da licença para windows home vista basic?

      soube que no procon daqui precisa ter o nome do sistema operacional com o valor da licença para mover processo por venda casada.

  22. thiagoc says:

    Vou fazer a devolução do notebook. Me estressei com a Dell. :/

  23. karoaux says:

    Galera:

    Antes, vinha o DVD de recuperação, e agoara tanto a DELL quanto a HP possuem uma tecnologia de recuperação própria do sistema.

    Num notebook HP um colega meu falou que o termo de licença não apareceu na primeira vez de uso. Foi direto no vista.E não possui DVD de recuperação nem termo de licença avulso.

    A dell liguei e eles ignoram o fato do reembolso( acham tudo que está na rede de “fatos fictícios”).

    Há um projeto proíbe venda casada de hardware e software que pode interessar:

    O Projeto de Lei 167/07, da deputada licenciada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO), proíbe, nas licitações públicas para compra de materiais de informática, a “venda casada” de hardware (equipamento) e software (programa). A exceção será limitada aos casos de impossibilidade de desvinculação dos produtos e dependerá de justificativa técnica aprovada pela autoridade superior.

    Link da proposta:
    http://www.camara.gov.br/Sileg/Prop_Detalhe.asp?id=340817

    Proposta muita boa, eu achei!

    Falei neste links com os deputados, para vigorar como Lei:

    http://www2.camara.gov.br/canalinteracao/faledeputado

    Envie também para os senadores também no canal de comunicação:
    http://www.senado.gov.br/sf/senado/centralderelacionamento/sepop/?page=alo_sugestoes&area=alosenado

  24. Alexandre says:

    Marcelo:

    Eu soube que se conseguia se tivesse o DVD de recuperação do sistema, que eu saiba.

    Agora a Dell ou a HP não tem esse vdvd mais, no caso da HP o sistmea liga pela primeira vez no windows e não mostra o termo de licença no íncio, segundo um colega meu que tem o compaq cq50.

    Também estou interessado no reembolso pelo compaq, mas como consigo se não tiver o dvd de recuperação?

  25. Pingback: ::Reembolso de Licença Windows:: « ::Projeto de reembolso de Licença Windows::

  26. slipttees says:

    a unica opção de notebook sem sistema operacional é o que estão saindo de linha !
    e os vendendores tentam emburra para você

    tomem cuidado

  27. Kronenbier says:

    O que dá raiva é que eles repetem mil vezes que isso não é possível e, no final das contas, é possível. Que m****.
    Eu até entenderia se eles tentassem nos convencer que o Windows é melhor, que teríamos suporte, drivers e coisas do tipo, mas MENTIR é de lascar…

    Mas, pelo que tenho visto, todos os relatos de reembolso são com a Dell. Isso me assusta um pouco.
    No meu caso eu comprei da Lenovo e NÃO veio especificado na nota o SO. E também não veio nenhuma mídia de instalação do mesmo.
    Hoje liguei para 2 lojas online (Kabum e Kalunga) e ambas me informaram que em suas notas também não é separado HW de SW =/

    • Marcelo Vilar says:

      Então isso é um erro, pois você não concordou com a licença windows!

      Mas acho que o seu caso seria difícil de se resolver, seria interessante se você tentasse entrar em contato com o Procom.

      • Kronenbier says:

        Consegui!
        Comprei um outro notebook Lenovo numa loja, novamente não veio na nota fiscal (nem mencionado dessa vez), mas consegui também pelo Procon/BA.

        Valor: 229 reais pelo Windows XP Home OEM.

        Vou escrever em breve um relato mais completo. Obrigado!

      • Marcelo Vilar says:

        Muito bom! Quando postar o relato, envie para o Br-Linux, é bom pra divulgar essas ações!

        Parabéns.

      • Raphael says:

        Galera,

        comprei um Vostro 1014(core 2 duo 2.1ghz, 3gb ddr2, 250gb de hd) na sexta-feira (09/04/2010).
        Ele virá com o windows 7 professional de 32 bits. Mais uma vez não deram opção de comprar essa configuração sem SO.

        Iniciei as tentativas de negociar o reembolso na segunda-feira por email e recebi 2 emails dizendo que o notebook não poderia ser entregue sem windows. Eu respondi dizendo que sabia disso mas queria saber como ser reembolsado caso eu recusasse a licença do windows e que isso estava escrito no contrato de licença.
        Me responderam dizendo que a licença era minha e que eu fazia o que quisesse. Eh bronca!

        Hoje eu liguei perguntando a mesma coisa, aí transferiram minha ligação 3 vezes até que caiu no ramal da minha vendedora.

        Expliquei pra ela a situação educadamente e ela disse que ia falar com a gerente porque ela não tinha conhecimento disso. Falou que vai tentar me retornar ainda hoje, dependendo da gerente dela.

        Irei comentar aqui as novidades sobre o caso.

        Abraço!

  28. Pingback: Como Conseguir o Reembolso pelo Windows OEM « Ott

  29. Pingback: » Como Conseguir o Reembolso pelo Windows OEM Blog – Lucas Leão: Linux, Informática e Tecnologia

  30. Osmair Coelho says:

    Também tenho um, quanto tempo após a compra , pode pedir o reembolso ?

  31. Pingback: Otto Teixeira » Como Conseguir o Reembolso pelo Windows OEM

  32. Fernanda says:

    Meu notebook veio dos estados unidos e uso outro SO nele. Será que consigo o reembolso também?!?!?!?!?

  33. fquent says:

    Olá para todos, gostaria de primeiramente parabenizar tanto pela persistencia quanto pelo relato que ajuda a todos. O que gostaria de dizer ou indagar é que se não seria melhor se recusassemos a comprar um computador com um SO preinstalado diretamente com a loja? Por exemplo, quando fossemos comprar e não tivesse nenhum computador sem SO porque não mandar um email para a revendedora e também falassemos com o gerente do estabelecimento, imagino que quando a dor é nos bolsos dessas revendedoras, elas mesmas entrariam num acordo com as fabricantes sobre isso e nos pouparia dessa dor de cabeça apesar de que a própria prática de venda casada é ilegal e isso nem deveria acontecer. Se alguém se lembra foi por este mesmo motivo que a microsoft foi condenada por obrigar a todos que comparrassem windows a usarem o Internet explorer e mais nenhum outro sistema operacional. O que antes foi prática da microsoft, hoje é prática das fabricantes. Me pergunto também se não poderia ser aberta uma ação contra tais empresas sobre isso.

  34. fquent says:

    Corrigindo o que escrevi anteriormente, a microsoft não proibia o uso de outro sistema operacio e sim proibia o uso de outro programa para naveção na internet, o qual neste caso, foi o netscape.

  35. mateus says:

    1—parece q este zion pertence ao outro lado,FABRICANTES
    2 -Dell faz o micro e Microsoft faz o sistema !!!!!! 1+1= “casamento””
    Se a dell fizesse um sistema proprio q só funcionasse nele aí nao tinha como desmembrar….
    Eles contam com o desconhecimento , e ignorancia do povao,preguiça,falta de persistencia(eu sei q tem acento…).Nós somos apenas algumas pedrinhas no sapato…..preferem a via judicial mesmo. Então….pau neles!! Notebook nao dá para montar..Nao pedi o reembolso, paguei aquela porcaria q veio e botei um ultimate de outra maquina!!!! acho q empatou….!

  36. Henry Lopes says:

    To pensando em comprar um eeepc com windows7 starter já instalado, será que será fácil de negociar com o carrefour / Asus ?

Deixe um comentário

